ATENÇÃO

Este Blog é 100% de cunho Social. A atividade artesanal constitui importante fonte complementar de renda para população. Por esse motivo semanalmente pesquiso e repasso programas e matérias relacionados ao assunto. Quem ajuda um Brasileiro é o outro Brasileiro e a Maior Riqueza do Brasil é o Brasileiro! MÃOS A OBRA!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Luminária Monocromática de Tecido

Veja como fazer uma cúpula de luminária em tecido e anda aprenda a confeccionar seu próprio estêncil.




Materiais:

  • Cúpula de Luminária
  • Estêncil
  • Viés preto
  • Fita crepe
  • Pincel tipo brochinha média redonda com cerdas macias
  • Tinta Preta (acrílica, tecido, óleo ou qualquer outra de textura espessa)
  • Cola comum (transparente)
  • Adorno de tecido para cortinas “Fiques”,




Passo a Passo:


1 - O primeiro passo é escolher um estêncil do seu gosto, caso você não tenha um estêncil  ou o que você tem não é do seu agrado, aprenda a confeccionar seu próprio estêncil.







2 - Pegue uma cúpula de tecido e aplique o viés preto (pois no nosso caso a luminária será preto e branco) .







3 - Sobreponha o estêncil em cima da sua cúpula e fique com fita crepe para que o estêncil não deslize ao ser manuseado.







Se você ainda não sabe fazer um estêncil assista ao vídeo e aprenda a fazer o seu estêncil no passo a passo.


4 - Agora com um pincel tipo brochinha média redonda com cerdas macias e uma tinta pasta própria para estêncil (a tinta pode ser acrílica ou de tecido) e iremos iniciar a pintura.



5 - Molhe o pincel na tinta e retire o excesso da tinta (quanto mais liquida for a tinta o pincel tem que estar o mais enxuto possível para que ao passar no tecido ela se expanda e corre a peça), e passe o pincel em cima do estêncil cobrindo toda a superfície da cúpula.





6 - A prevenção para que a tinta seja o mínimo liquefeito possível é quem garante a qualidade da pintura no estêncil e assim retire o estêncil, podemos usar tinta óleo também, porém a secagem é mais demorada.






7 - Nos armarinhos você pode encontra uma grande quantidade de “Fiques”, que são comumente utilizados em roupas cortinas e vários outros materiais de tecido dando um toque de classe e um belo efeito de acabamento.






8 - Com uma cola comum, porém transparente, você aplica por toda circunferência da borda da cúpula. Sempre tomando cuidado com o excesso para que não borre ou manche sua peça.






9 - Fixe o adereço da sua escolha envolvendo toda a parte superior.








10 -  Repete o mesmo processo na parte inferior. Podemos inclusive usar outro tipo de enfeite para a parte inferior, mas isso fica a seu critério ou dependendo da sua decoração ( a decoração fica de acordo com sua criatividade!









Nenhum comentário:

Postar um comentário