ATENÇÃO

Este Blog é 100% de cunho Social. A atividade artesanal constitui importante fonte complementar de renda para população. Por esse motivo semanalmente pesquiso e repasso programas e matérias relacionados ao assunto. Quem ajuda um Brasileiro é o outro Brasileiro e a Maior Riqueza do Brasil é o Brasileiro! MÃOS A OBRA!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Suplat Foleado a Ouro Oxidado

Faça um lindo suplat com aparência de uma antiguidade com papelão, folhas de ouro e vinagre.



Materiais :


  • 2 círculos de papelão do mesmo tamanho
  • Folhas de ouro
  • Verniz mordente
  • Algodão
  • Vinagre
  • Tesoura
  • Pincel de cerdas largas
  • Goma laca clarificada
  • Talco


Passo a Passo:

1 - Corte 2 círculos de papelão (pode ser usado compensado ou qualquer outro Material de consistência firme e plana).








Obs: Não é citado e nem o Vídeo mostra, porém 1 circulo “como mostra no vídeo” 1º - não da
firmeza suficiente para um suplat, 2º ela não da o tamanho do circulo e por ultimo ela não mostra como foi feita a borda do suplat.
Então aqui vai o que eu fiz...
Usei 2 caixas de Pizza (usando a tampa e o fundo), cortei todos com circunferência de 35cm e destes 4 círculos 2 deles foram vazados por uma circunferência de 30cm, colei os dois círculos preenchidos e os 2 vasados e após isso sobrepus um em cima do outo dando o efeito de um prato com bordas (ficaria melhor se eu tivesse posto uma 3º camada preenchida na parte inferior, mas eu só tinha 2 caixas rsrsr). As bordas ficaram feinhas, então procurei algum material para dar  um acabamento, então usei gesso, mas poderia usar massa corrida ou até Durepox. Ficou bom, Mas... Continuando...


2 - Passe o verniz mordente por toda a superfície da peça e espere que o verniz chegue ao ponto de mordência.
3 - Sabemos que o verniz está em ponto de mordência quando encostamos o dedo nele e ele está praticamente seco, porém um pouco pegajoso, leva aproximadamente uns 20 minutos.
4 - E neste ponto quando colamos as folhas de ouro. Mas antes de manusear a finíssimas folhas de ouro passe talco em suas mãos para que para poder manusear sem danificar muito ou oxidar as folhas.
5 - Aplique em toda a superfície da peça, provavelmente irá ficar algumas imperfeições, mas depois desta etapa você pode passar o verniz nas áreas que estão com falhas e após esperar os 20 minutos, você preenche normalmente essas falhas com pedacinhos da folha de ouro.
6 - Então com o auxilio de um chumaço de algodão você vai espalhando, alisando até a peça toda ficar lisinha e uniforme.
7 - Faça isso na peça inteira, tanto em cima quanto na parte de baixo. Porém vale salientar que na parte de baixo eu usei um purpurina ouro velho que misturei com goma laca, achei que ficaria mais resistente ao atrito da mesa somado ao peso que ele terá em cima (é só uma ideia) se não tivesse a purpurina ouro velho, eu usaria tinta dourada e depois uma camada de goma laca.
8 - Com o auxílio de um vidrinho borrifador, encha este vidrinho com qualquer tipo de vinagre e dê leves borrifadas na superfície da peça. Você pode também umedecer um chumaço de algodão com vinagre e fazer pequenas carimbadas de vinagre na peça.
9 - O processo de oxidação vai levar alguns minutos, então você aguarda até obter o efeito oxidação desejado por você.
10 - O processo de oxidação vai continuar progredindo, para cessar a oxidação você vai precisar da goma laca clarificada e um pincel com cerdas grosas.

11 - Então você aplica uma quantia generosa da goma laca por toda peça, pois só a goma laca vai cessar o processo de oxidação. Esse é o limite entre o envelhecimento com efeito de antiguidade para o enferrujado com efeito de lixo! Rsrs! Bjs! E mão a obra!


 

Esferas de luz

Estas esferas de luz confeccionadas com isopor e revestidas com vidro quebrado são ótimas para decorar qualquer ambiente da sua casa.



Materiais:

  • Esfera de isopor
  • Cola de silicone
  • Vidro quebrado
  • Instalação elétrica a pilha
  • Tesoura

Passo a Passo:

1 - Aplique cola de silicone num setor da esfera de isopor.








2 - Apoie o setor com cola sobre o vidro quebrado para que este grude. Deixe secar.







3 - Repita o procedimento até completar a esfera. Deixe secar.







4 - Com a tesoura, faça um corte sobre a superfície e retire a esfera do interior.







5 - Feche uma parte do corte com cola.








6 - Escolha uma instalação elétrica à pilha.








7 - Insira a instalação elétrica na esfera.







quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Luminária de tecido Cilindrico

Veja como fazer uma luminária cilindrico com retalhos de tecido.


Materiais:
  • Objeto cilíndrico
  • Arame maleável
  • Pinça
  • Tecidos stretch*
  • Tesoura
  • Linha
  • Agulha

Passo a Passo:



1 - Com ajuda de um objeto cilíndrico, molde aros de arame de 10 a 15 cm de diâmetro, com a ajuda de uma pinça.

2 - Faça o mesmo trabalho até obter três arcos.Corte um pedaço de arame na mesma medida que o diâmetro do círculo e, com ajuda de uma pinça, dobre-o na parte central formando um anel por onde o fio elétrico passará. Prenda a um dos aros pelas extremidades.

3 - Com a tesoura, corte três pedaços de tecido de cores diferentes, do mesmo comprimento da circunferência dos aros de arame e da largura que você quiser.
4 - Una os três tecidos.  
5 - Dobre-os pelo lado mais comprido e feche-os com costura.  





  

6 - Coloque o aro para passar o fio elétrico na extremidade superior.







7 - Complete a luminária passando o fio com o bocal pelo aro superior.






 *Ou qualquer outro. Porém scolha tecidos transparentes ou com tramas largas (como minha redinha Rrsrrs) porque eles permitem a passagem da luz.